Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Pai e Filha

Banshun * *
(1949) 108 min PB (Livre)



Japão - Noriko tem 27 anos e vive com seu pai viúvo. Todos pensam que já chegou a hora de casar-se, mas a jovem está muito feliz na convivência diária com o pai. Cuidar dele parece ser a meta de sua vida. O sr. Somiya quer o melhor para a filha. Será que ele permitirá que ela abra mão de uma vida independente? Ele pretende aceitar um novo casamento o que desperta fortes ciúmes em Noriko.

Esse filme foi mais uma dica de Tomás Gravina, assistente do Guimarães Vídeo. Sucintamente, explicou: "é um precursor do Kurosawa". Pronto, convenceu.

Yasujiro Ozu (1903-1963) é um realizador de suprema delicadeza e serenidade. Em "Pai e Filha" a câmera baixa observa o ambiente, as expressões faciais dos atores, revelando suas emoções. O Professor Somiya tenta convencer a filha:
- Casamento não quer dizer felicidade desde o início. Esperar felicidade imediata é um erro. Felicidade não é algo que você espera. É algo que você cria para você. (...) A felicidade virá apenas com persistência.



Diretor: Yasujiro Ozu
Roteiro: Kôgo Noda, baseado em história de Kazuo Hirotsu
Música: Senji Itô
Fotografia: Yuuharu Atsuta
Elenco: Setsuko Hara, Chishu Ryu.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner