Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 22 de março de 2008

O Preço da Coragem


A Mighty Heart *
(2007) 108 min (14 anos - contem discussão verbal, ato violento, exposição de cadáver)

Daniel Pearl, repórter do Wall Street Journal, é seqüestrado por terroristas, no Paquistão. Sua esposa Mariane, que também é jornalista, está grávida de 7 meses. Com a ajuda de Asra, amiga que os está acomodando em Karachi, contata a polícia paquistanesa, a embaixada americana e o FBI. Forma-se uma equipe que vasculha a cidade em busca de Danny.

O ponto de partida das investigações é um clérigo islâmico fundamentalista que Danny ia entrevistar. Testemunhas, registros telefônicos, e-mails, computadores, são revistados em vão. Quando afinal chegam ao Sheik Omar, o verdadeiro mandante, pode ser tarde demais. Nascido na Inglaterra e de origem paquistanesa, o sheik foi condenado à forca. Seus advogados estão recorrendo na Suprema Corte do Paquistão.

Que mundo pretendem criar os cabeças da rede terrorista internacional, como Sheik Omar e Osama Bin Laden? Após a devastação da guerra, o que eles podem construir? Observando o que foi feito no Afganistão durante o governo talibã, é uma vida aterradora, sobretudo para mulheres e jovens. Um mundo sem música, sem instrução para as meninas, sem liberdade de qualquer gênero. Siddik Barmak descreve essa experiência opressiva no seu filme de 2003, "Osama", um relato sobre mãe e filha de 12 anos, tentando sobreviver durante o governo talibã.

Nos bônus do DVD "O Preço da Coragem", há imagens da família Pearl, inclusive do pequeno Adam, que nasceu em 28 de maio de 2002. Ruth e Judea Pearl criaram a Fundação Daniel Pearl para promover o entendimento intercultural através do jornalismo, música e diálogo. Se desejar contribuir ou conhecer um pouco mais, visite: http://www.danielpearl.org/
Mariane e Adam


Também nos extras encontra-se uma explicação sobre o Comitê de Proteção a Jornalistas. O CPJ foi criado há mais de 25 anos, devido a um incidente com o repórter paraguaio Alcibíades Gonzáles del Valle. Enquanto estava nos EUA, soube que seria preso ao chegar ao Paraguai, por ter feito comentários críticos ao governo. Alguns amigos se reuniram e criaram uma organização cuja missão era divulgar na mídia internacional a perseguição aos jornalistas. Foi assim que a ditadura de Stroessner voltou atrás e libertou o repórter.

Os repórteres americanos são protegidos pela Primeira Emenda. Os brasileiros ainda precisam do apoio de deputados e juízes, até que se regularize sua situação, eliminando anacronismos das nossas leis. Sem uma imprensa livre, não há democracia.

Por razões de segurança, a maioria das cenas com Angelina Jolie foi gravada em Pune, India. As cenas exteriores, que envolveram Daniel, foram registradas nas locações reais, em Karachi. As outras locações foram Mumbai (India), onde o casal viveu, além de Texas e França. A própria Mariane escolheu Angelina para o papel.

Diretor: Michael Winterbottom
Roteiro: John Orloff, baseado no livro de Mariane Pearl
Música: Molly Nyman, Harry Scott
Fotografia: Marcel Zyskind
Elenco: Angelina Jolie, Dan Futterman, Irrfan Khan
O filme foi produzido por Brad Pitt.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner