Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 19 de março de 2008

O Edificio Yacoubian


Yacoubian Building * *
(2006) 161 min (16 anos - contém cenas de assassinato, agressão física, consumo de drogas, sexo, homossexualidade)

Em 1930, no centro do Cairo, foi construído o edifício Yacoubian, em estilo europeu, para pessoas da elite. Na década de 50, pós-revolução, o prédio passou a ser habitado por oficiais do exército. Posteriormente, o último andar, onde ficavam depósitos dos proprietários, passou a abrigar famílias pobres, oriundas do Alto Egito. A história entrecruza as vidas de seus moradores e traça um panorama do país atual. Talvez por isso, alguns deputados exigiram que algumas cenas fossem cortadas. A corrupção política, as organizações islâmicas, o preconceito contra os pobres, impedindo a ascenção social por meios lícitos, os abusos contra as mulheres, a falta de valores nas famílias, tudo isso é retratado.

É um filme forte, que revela, pouco a pouco, as fraquezas e circunstâncias dos personagens principais. O esplendor do passado está representado no personagem Zaki, que se define como o último homem respeitável do Egito. Zaki vive de rendas, pois seu pai foi um Pasha, mora com a irmã mimada e sem escrúpulos. Solteiro aos 65 anos, sente-se só e lamenta não ter se casado e formado laços familiares, pois temia não ser fiel. Mas ele é só um dos personagens.

Diretor: Marwan Hamed
Roteiro: Wahid Hamid, baseado em romance de Alaa Al Aswany (1990)
Música: Khaled Hammad
Fotografia: Sameh Selim
Elenco: Adel Imam, Yousra Nour, Elsherif Hend, Youssra, Essad Youniss.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner