Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Fanny e Alexander

Fanny & Alexander * * *
Fanny och Alexander
(1982) 188 min (adultos) (na Suécia há uma versão de 312 min – TV)



Diretor: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Música: Daniel Bell
Fotografia: Sven Nykvist
Edição: Sylvia Ingemarsson
Elenco: Ewa Fröling, Bertil Guve, Pernilla Allwin, Gunn Wallgren, Allan Edwall, Jan Malmsjö, Lena Olin, Pernilla August
Distribuidora: Versátil Home Video



1917 – Fanny e Alexander Ekdahl vivem numa família amorosa, junto aos pais, Oscar e Emilie, a avó Helena, tios alegres e empregadas gentis. Oscar é diretor do teatro local e Emilie sua artista principal. Com a morte do pai, parece que a desgraça se abateu sobre eles. Sua jovem e linda mãe será cortejada pelo bispo luterano Edvard Vergérus. Depois do casamento, as crianças se mudam para uma casa fria, com pessoas rígidas, onde já habitam o temor, apreensão e desconfiança. São obrigados a deixar para trás roupas, brinquedos, amigos e hábitos para começar uma nova vida. O antagonismo com o bispo faz com que Alexander deseje sua morte. Imaginando o sofrimento de sua família, a avó pensa em meios de libertá-los.

O filme ganhou 4 Oscars e o Globo de Ouro. Destaca-se a bela fotografia de Sven Nykvist, que se inspirou nas pinturas de Carl Larsson para compor o visual colorido e alegre da festa de Natal do início do filme. Se alguém ainda tem dúvidas de que cinema seja arte, assistindo 'Fanny e Alexander' adquirirá a certeza de estar diante de uma das mais belas obras já produzidas pelo gênio humano.


Curiosidades:
* Os últimos sobrenomes de Ingmar Bergman são Vergérus and Egerman.

* Bergman e Sven Nykvist desentenderam-se durante as filmagens. Sven queria comparecer ao funeral de sua ex-mulher e Ingmar não queria que ele deixasse o set.

* Jan Malmsjö é cantor e dançarino famoso na Suécia. Estranhou ter sido escolhido para interpretar o severo bispo luterano. Bergman lhe disse: “Bem, eu sinto que há algo de mal, escuro e escondido, lutando dentro de você, Jan. Você tem, eu tenho, todos nós temos”.

* O pai de Ingmar Bergman era pastor luterano e lhe ministrou uma educação excessivamente severa que o marcou e, em vez de aproximar, afastou-o de Deus.

* No vale de sombras que parece ter sido sua infância, resplandece o cinema: “O que mais desejava na infância era uma filmadora. Um ano antes havia ido ao cinema pela primeira vez e visto um filme que tratava de um cavalo. Creio que se chamava "Beleza Negra" e baseava-se num livro infantil. Passara no cinema Sture e estávamos na primeira fila. Para mim esse foi o princípio. Se apoderou de mim uma febre que não desaparecia. As sombras silenciosas voltam seus rostos pálidos para mim e falam com vozes inaudíveis aos meus sentimentos mais íntimos. Passaram-se 60 anos e nada mudou, segue sendo a mesma febre.” Quando seu irmão Dag recebeu uma câmera como presente de Natal, Ingmar sacrificou sua coleção de soldadinhos de chumbo numa troca amistosa. (decine21)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner