Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Fanny e Alexander

Fanny & Alexander * * *
Fanny och Alexander
(1982) 188 min (adultos) (na Suécia há uma versão de 312 min – TV)



Diretor: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Música: Daniel Bell
Fotografia: Sven Nykvist
Edição: Sylvia Ingemarsson
Elenco: Ewa Fröling, Bertil Guve, Pernilla Allwin, Gunn Wallgren, Allan Edwall, Jan Malmsjö, Lena Olin, Pernilla August
Distribuidora: Versátil Home Video



1917 – Fanny e Alexander Ekdahl vivem numa família amorosa, junto aos pais, Oscar e Emilie, a avó Helena, tios alegres e empregadas gentis. Oscar é diretor do teatro local e Emilie sua artista principal. Com a morte do pai, parece que a desgraça se abateu sobre eles. Sua jovem e linda mãe será cortejada pelo bispo luterano Edvard Vergérus. Depois do casamento, as crianças se mudam para uma casa fria, com pessoas rígidas, onde já habitam o temor, apreensão e desconfiança. São obrigados a deixar para trás roupas, brinquedos, amigos e hábitos para começar uma nova vida. O antagonismo com o bispo faz com que Alexander deseje sua morte. Imaginando o sofrimento de sua família, a avó pensa em meios de libertá-los.

O filme ganhou 4 Oscars e o Globo de Ouro. Destaca-se a bela fotografia de Sven Nykvist, que se inspirou nas pinturas de Carl Larsson para compor o visual colorido e alegre da festa de Natal do início do filme. Se alguém ainda tem dúvidas de que cinema seja arte, assistindo 'Fanny e Alexander' adquirirá a certeza de estar diante de uma das mais belas obras já produzidas pelo gênio humano.


Curiosidades:
* Os últimos sobrenomes de Ingmar Bergman são Vergérus and Egerman.

* Bergman e Sven Nykvist desentenderam-se durante as filmagens. Sven queria comparecer ao funeral de sua ex-mulher e Ingmar não queria que ele deixasse o set.

* Jan Malmsjö é cantor e dançarino famoso na Suécia. Estranhou ter sido escolhido para interpretar o severo bispo luterano. Bergman lhe disse: “Bem, eu sinto que há algo de mal, escuro e escondido, lutando dentro de você, Jan. Você tem, eu tenho, todos nós temos”.

* O pai de Ingmar Bergman era pastor luterano e lhe ministrou uma educação excessivamente severa que o marcou e, em vez de aproximar, afastou-o de Deus.

* No vale de sombras que parece ter sido sua infância, resplandece o cinema: “O que mais desejava na infância era uma filmadora. Um ano antes havia ido ao cinema pela primeira vez e visto um filme que tratava de um cavalo. Creio que se chamava "Beleza Negra" e baseava-se num livro infantil. Passara no cinema Sture e estávamos na primeira fila. Para mim esse foi o princípio. Se apoderou de mim uma febre que não desaparecia. As sombras silenciosas voltam seus rostos pálidos para mim e falam com vozes inaudíveis aos meus sentimentos mais íntimos. Passaram-se 60 anos e nada mudou, segue sendo a mesma febre.” Quando seu irmão Dag recebeu uma câmera como presente de Natal, Ingmar sacrificou sua coleção de soldadinhos de chumbo numa troca amistosa. (decine21)

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner