Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Blade Runner - Caçador de Andróides

Blade Runner * * *
(1982) 118 min (16 anos)

Diretor:
Ridley Scott
Roteiro: Hampton Francher e David Webb Peoples, baseado na obra de Philip K. Dirk ("Do Androids Dream of Electric Sheep?")
Música: Vangelis
Fotografia: Jordfan Cronenweth
Edição: Les Healey (versão do diretor) e Marsha Nakashima
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Daryl Hannah, Edward James Olmos, M. Emmet Walsh, William Sanderson


Los Angeles, 2019 - Seis replicantes modelo Nexus 6 chegam a terra, foragidos de uma colônia espacial. Os replicantes são andróides, com aspecto idêntico ao dos humanos, criados pelo homem para realizar trabalhos mais duros e perigosos. Conseguem escapar das colônias numa rebelião, onde mataram mais de vinte pessoas, com o objetivo de encontrar seu criador e conseguir que sua existência, programada para quatro anos, seja prolongada.

Na Terra, os replicantes são ilegais e são perseguidos por um corpo policial, chamado de "blade runner" (Caçadores de Andróides). Rick Deckard é um deles, forçado a sair da aposentadoria para assumir esta missão. O filme questiona o que é ser humano e o porquê da vida ser tão preciosa. Para lerem um belo comentário de Vicente Huerta, cliquem no site da Quadrante.

Como disse o crítico americano Leonard Maltin, na edição de 1997 do "Vídeo Movie Guide", "Blade Runner" tem fãs apaixonados. Provavelmente, vários deles lhe escreveram, reclamando de sua avaliação de uma estrela e meia, por conta de um "roteiro confuso e personagens principais sem apelo" (!). Quando assistiu o filme, Maltin devia estar com dor de dente...

De qualquer modo, na edição de 1999, reviu sua opinião, e o filme recebeu 4 estrelas e meia e os comentários de que induz ao pensamento, é visualmente impressionante, indicado para os que gostam de substância. Bem melhor e em sintonia conosco, fãs apaixonados. Nas edições subseqüentes, Maltin teve uma recaída e voltou à 1 estrela e 1/2.

Pois a edição especial de Blade Runner acaba de chegar às locadoras em DVD Triplo!
Contem a versão especial do diretor, restaurada e remasterizada, a versão para cinema (EUA) e a Internacional; todas com apresentação de Ridley Scott. O terceiro disco chama-se "Dias Perigosos: Realizando Blade Runner". Mal posso esperar...


Curiosidades:
* Enquanto o filme é vagamente baseado em "Do Androids Dream of Electric Sheep", de Philip K. Dick, o título vem de um livro de Alan Nourse, chamado "The Bladerunner".

* Este foi um dos primeiro grandes filmes a ser relançado, anos mais tarde, numa versão do diretor, com alterações que refletissem sua visão original. Atualmente, esse tipo de revisão é lugar comum.

* Em 2004, o jornal inglês The Guardian fez uma pesquisa sobre filmes de ficção científica. 60 cientistas elegeram "Blade Runner" o melhor filme de ficção científica de todos os tempos, logo acima de 2001: uma Odisséia no Espaço.

* Joanna Cassidy está tão à vontade com a cobra no pescoço porque é "Darling", sua piton birmanesa de estimação.

* Os movimentos de Roy para derrotar Tyrrel no xadrez são do mestre alemão Adolf Anderssen num jogo famoso de 1851. É conhecido como "O Jogo Imortal", em que Anderssen sacrificou a Dama para forçar o xeque-mate na jogada seguinte.

* Inicialmente um fracasso nas bilheterias, o filme gradualmente conquistou uma audiência cult, anos depois, graças ao lançamento da versão do diretor. Ridley esperava que Blade Runner fosse melhor do que Alien, o Oitavo Passageiro na estréia e culpava a crítica sarcástica da jornalista nova-iorquina Pauline Kael pelo fraco desempenho.

* Roy Batty: "Vi coisas que vocês humanos não acreditariam. Naves de ataque em chamas nas bordas Orion. Vi raios-C brilharem no escuro perto do Portal de Tannhauser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva. É hora de morrer”.
("I've seen things you people wouldn't believe. Attacks ships on fire off the shoulder of Orion. I watched C-beams glitter in the dark near the Tannhauser gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain... Time to die.")

Um comentário:

Stella disse...

Entre as beleza deste filme, como lembra Vicente Huerta, está em Deckard ser resgatado por alguém que ama a vida e lhe estende a mão salvadora, curiosamente, traspassada por um prego.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner