Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 27 de outubro de 2007

Assassinato em Gosford Park

Gosford Park * * *
(2001) 137 min

Diretor: Robert Altman
Roteiro: Julian Fellowes baseado em idéias de Robert Altman e Bob Balaban
Música: Patrick Doyle
Fotografia: Andrew Dunn
Elenco: Maggie Smith, Michael Gambon, Jeremy Northan, Kristin Scott Thomas, Ryan Phillippe, Stephen Fry, Helen Mirren, Emily Watson, Kelly McDonald, Alan Bates

1932, Inglaterra - Sir William McCordle tem uma bela casa de campo. Ele e a jovem Lady Sylvia convidam amigos e parentes para uma caçada de fim-de-semana. O mordomo, Mr. Jennings, e a governanta, Mrs. Wilson, organizam a mansão e o exército de servidores da casa e dos que chegam como convidados. O relacionamento entre patrões e empregados obedece a uma hierarquia rígida. Apesar dos vínculos afetivos, há inveja, rancor e hipocrisia entre os convivas. Segredos antigos e um perigo presente pairam sobre os participantes dos almoços e jantares. Quando o crime ocorre, o desajeitado inspetor Thompson é o menos interessado na solução do mistério. A jovem escocesa Mary Maceachran (acompanhante de Lady Trentham), inexperiente, simples, humilde, parece ser a única inocente. É a personagem com quem se desenvolve quase imediata empatia. O excesso de personagens induz a certa confusão sobre o relacionamento entre eles. Se necessário, veja de novo, dê uma pausa, volte, mas não perca esta prova de que cinema é arte.

A ambientação é primorosa, e o desempenho dos artistas mereceu o prêmio da Associação de Críticos de Cinema, para todo o elenco. Oscar de Melhor Roteiro.

Curiosidades:
* as jóias usadas no filme são todas verdadeiras e foram protegidas por guardas armados todos os dias.
* a câmera está sempre se movendo, ainda que pouco, em cada tomada.
* Ivor Novello, interpretado por Jeremy Northan, foi um ídolo das matinês em Londres. Compunha e cantava. Trabalhou com Hitchcock no cinema mudo, em "The Lodger" (1927). Como tinha uma bela voz, participou da versão falada, em 1932.
* Nos comentários do DVD, Altman explica que colocou alguns palavrões no roteiro para que o filme fosse proibido para menores. Ele achava que as crianças não se interessariam pelo seu filme e queria mantê-los longe (especialmente os meninos de 14 anos).


Maggie Smith está esplêndida em todas as cenas em que aparece!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner